GLP-1 SUPPORT NUTRITION
A saúde do nosso corpo está diretamente ligada ao intestino e à sua microbiota, composta por trilhões de microrganismos e capaz de influenciar a produção de neurotransmissores e hormônios que regulam as sensações de bem-estar, fome e saciedade, impactando, direta ou indiretamente, todo o metabolismo.
Manter uma microbiota equilibrada é essencial para uma boa digestão, para a absorção eficiente de nutrientes e para a produção de energia e de algumas vitaminas. Também é fundamental para o adequado funcionamento do sistema imunológico e para o controle de processos inflamatórios.
Durante o uso de análogos de GLP-1 — como semaglutida ou tirzepatida — ocorre uma redução significativa do apetite e do ritmo de digestão. Essa mudança, apesar de benéfica para a perda de peso, pode trazer consequências indesejadas para a saúde intestinal.
Isso se dá porque, comendo menos, é comum que também haja queda na ingestão de fibras — nutrientes essenciais para o equilíbrio da microbiota intestinal. Além disso, por reduzirem o esvaziamento gástrico e a motilidade intestinal, os análogos de GLP-1 podem favorecer quadros de constipação e disbiose intestinal, caracterizada pelo desequilíbrio da microbiota.
Em contextos de emagrecimento com uso de GLP-1, a suplementação com fibras e probióticos pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com efeitos colaterais comuns, como constipação, inchaço e desconforto abdominal.
Preservar a saúde intestinal é cuidar do seu corpo como um todo — inclusive da sua jornada de emagrecimento.