close-icon

Arraste para baixo para retornar

Produto adicionado

1 unidade

Ainda falta R$ para ter frete grátis.

Ver sacola

Esclarecimento sobre a segurança das proteínas de fava (LiveStrong/PeptiStrong®)



Atualização: no dia 1º de dezembro de 2025, a Justiça Federal autorizou a continuidade da comercialização do LiveStrong, decisão (ver documento) devidamente acatada pela própria Anvisa, que expediu uma notificação de cumprimento à liminar (ver documento) no dia 3 de dezembro de 2025. Portanto, o produto permanece liberado para venda enquanto a Agência conclui sua análise.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou, em 26 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União, uma notificação de suspensão das vendas dos produtos à base de proteínas de fava, por entender se tratar de um novo ingrediente.

A Essential Nutrition entende que essa decisão é contraditória em relação a outros atos já emitidos pela própria Agência, que anteriormente avaliaram as proteínas vegetais derivadas de fava como aptas ao consumo humano, conforme estabelecido na IN 28/2018.

É fundamental reforçar que as proteínas de fava e seus hidrolisados são reconhecidamente seguros para o consumo humano por autoridades internacionais e por normas técnicas de referência global.

Em 2024, a FDA (Food and Drug Administration, Estados Unidos) reconheceu o PeptiStrong® como GRAS (Generally Recognized as Safe), ou seja, um ingrediente considerado seguro após análise técnica.

Além disso, a exposição de motivos da própria Instrução Normativa brasileira reconhece que:

“A partir das informações recebidas, verificou-se que os parâmetros de qualidade das proteínas vegetais encontram-se abarcados pelo Codex Stan 174, documento que estabelece um padrão geral para produtos de proteínas vegetais. (…) Desse processo resultou a proposta de inclusão de nove substâncias fonte de proteínas vegetais, quais sejam:

• (…)
• Proteína de fava (Vicia faba)
• Proteína isolada de fava (Vicia faba)”

O Codex Alimentarius — referência legal obrigatória, conforme a Lei 9.782/99 — reconhece que a hidrólise enzimática de proteínas vegetais é um processo seguro, amplamente utilizado e internacionalmente aceito.

Diante disso, reafirmamos aos nossos consumidores, parceiros e revendedores que os ingredientes utilizados em nossos produtos possuem histórico de segurança, são amplamente consumidos em diversos países e atendem às normas internacionais de qualidade e segurança alimentar.

A Essential Nutrition está apresentando os devidos esclarecimentos às autoridades sanitárias para sanar eventuais divergências interpretativas que possam ter ocorrido.

Seguiremos mantendo consumidores e revendedores informados com total transparência e responsabilidade.

Essentia Group