Pela importância da infância no desenvolvimento físico e mental, estamos sempre cuidando para que as crianças se alimentem da melhor forma possível. Não faltam recomendações para que comam pouco açúcar, descubram verduras e frutas e bebam bastante água. Mas quando elas batem o pé e insistem em pratos monocromáticos e com poucos nutrientes, muitas vezes fica difícil para os pais convencê-las do contrário.

Nesse momento, por que não dar um passo além e complementar a alimentação dos pequenos com vitaminas e minerais importantes para o seu crescimento? Existem alternativas que agradam muito as crianças e deixam os pais mais tranquilos.

Quando bem elaborados, os suplementos alimentares infantis podem garantir o fornecimento dos nutrientes fundamentais para o desenvolvimento pleno das crianças. Saiba neste texto quais são os principais nutrientes recomendados para a infância e como escolher os melhores suplementos.

Suplementação na infância

Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, as crianças representam um grupo de grande vulnerabilidade para deficiências de macro e micronutrientes, em consequência do rápido crescimento e desenvolvimento. Assim, dependendo da dieta efetivamente ingerida, de seu ritmo de crescimento e de suas atividades, pode haver necessidade de suplementação. 

O que diferencia um suplemento alimentar infantil

É importante antes explicar que o suplemento infantil não precisa ser uma cápsula enorme e pouco atraente para as crianças. Um achocolatado com puro cacau e um mix completo de vitaminas e minerais pode ser um tipo de suplemento. Seu filho fica muito tempo dentro de casa e com pouca exposição ao sol? Gominhas coloridas podem fornecer a dose diária de vitaminas como a C ou D, bem como um polivitamínico pode vir na forma de suco para fornecer as vitaminas e minerais tão importantes para o aprendizado. 

E o melhor é que é tudo sem açúcar, sem corantes ou aromas artificiais, e com muito sabor. Até mesmo o ômega 3 já existe na forma líquida para facilitar a ingestão e aceitação. 

Dicas para escolher um bom suplemento para crianças

  • Atenção a todos os ingredientes 

Para que haja somente benefícios para as crianças, os pais devem ficar atentos aos ingredientes dos suplementos que elas irão consumir. Isso porque, se o produto contiver açúcar, adoçantes artificiais, corantes artificiais ou saborizantes artificiais, a qualidade da nutrição geral da criança será prejudicada. 

  • Quantidade de micro e macroingredientes

Além disso, considerando a necessidade de realmente nutrir a criança, um suplemento alimentar infantil ideal deve conter concentrações eficazes de seus nutrientes. Ou seja, ele deve considerar as demandas diárias das crianças por cada micro ou macronutriente. Saiba mais como ler e interpretar a tabela nutricional dos alimentos e suplementos.  

Benefícios do ômega 3 para as crianças 

Estudos mostram que um dos componentes do ômega 3, o DHA, é um dos principais componentes do cérebro. Em média, 60% do nosso cérebro é composto por gordura e, dessa gordura, 20% é DHA. As membranas celulares do cérebro são majoritariamente compostas por gorduras poli-insaturadas, e há estudos que indicam que essas gorduras são importantes para a transmissão de sinais entre as células nervosas.

Nossa dieta atual contém relativamente pouco ômega 3, o que parece ter um efeito negativo sobre as crianças quando se trata de aprendizagem, alfabetização e atenção. Assim, a suplementação com ômega 3 vem sendo prescrita desde antes do nascimento da criança. Estudos indicam que filhos de mães suplementadas com ômega 3 apresentam melhor processamento mental, aprendizado, memória, desenvolvimento psicomotor e coordenação mãos-olhos, bem como uma menor incidência de déficit de atenção. Além disso, crianças suplementadas com ômega 3 demonstram melhora na capacidade de leitura e concentração.

Até mesmo a cápsula de ômega3 que, por vezes, é difícil de ser ingerida por crianças ou idosos, não é mais um empecilho. Há atualmente a opção do suplemento na forma líquida que, com a adição de aromatizantes naturais, apresenta um sabor suavizado, melhorando sua palatabilidade. 

Benefícios da vitamina C para as crianças

Por se exporem mais ao ambiente externo, as crianças estão mais suscetíveis a contrair gripes e resfriados, o que reforça a importância da manutenção de níveis adequados da vitamina C no organismo. A vitamina C também é importante para a produção de colágeno, que é muito exigida devido aos ferimentos comuns na infância, além de atuar no controle de processos inflamatórios. Outra característica comum às crianças, a vitalidade, tem influência da vitamina C, já que ela participa do metabolismo energético, que é o processo químico de produção de energia dentro do corpo.

Tão eficientes quanto as vitaminas em comprimido, as gomas se confirmam como uma boa opção para a suplementação de vitamina C em crianças. Isso porque podem assumir formas lúdicas, com cores, aromas e sabores variados, e assim contornar a dificuldade das crianças em engolir comprimidos de forma rotineira. Como nem todas as vitaminas em goma são iguais, a recomendação é que os pais se informem para reconhecer as melhores opções.

Benefícios da vitamina D para as crianças

Ao auxiliar na absorção de cálcio, a vitamina D está relacionada ao desenvolvimento e à manutenção da saúde óssea. Já a deficiência dessa vitamina na infância pode causar retardo do crescimento, anormalidades ósseas e aumento do risco de fraturas na vida adulta. Estudos indicam também que ela auxilia na redução do risco de obesidade e diabetes, além de aumentar a imunidade das crianças. 

Alimentos fornecem baixas quantidades de vitamina D, e a nossa produção é altamente dependente da exposição ao sol. No caso das crianças, este cenário é agravado pela rejeição a diversos alimentos e pela dificuldade em serem levadas para banhos de sol rotineiros. Se antes era preciso limitar o tempo das crianças na rua, hoje os pais precisam insistir para que elas busquem o sol. Com isso, observa-se, ano após ano, o aumento da incidência de carência nutricional dessa vitamina na infância.

A boa notícia é que, assim como a vitamina C, a vitamina D pode ser encontrada na forma de gomas. Os pais, no entanto, devem ficar atentos à dosagem da vitamina D, para que seja efetiva, e aos demais componentes da fórmula. O ideal é evitar produtos que levem em sua composição açúcar, corantes artificiais e aromatizantes artificiais.

Benefícios de um polivitamínico para crianças

A infância é uma época intensa, marcada pelo rápido crescimento e diversas mudanças. A ingestão de alimentos ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais) é imprescindível para o desenvolvimento físico, psíquico e imunológico. Porém, muitas vezes as crianças têm uma baixa ingestão de bons nutrientes, seja porque não aceitam diversas texturas e sabores dos alimentos ricos em vitaminas e minerais, ou seja pela dificuldade em fazer todas as refeições.

Para escolher suplementos multivitamínicos para crianças, é importante estar atento a três dicas:

  • A primeira delas é a concentração. Os nutrientes contidos em um multivitamínico podem se apresentar sob diversas formas e quantidades. Por isso, é importante verificar a concentração do produto escolhido antes de consumi-lo.
  • Já a segunda dica diz respeito às vitaminas: prefira sempre os suplementos que contam com vitaminas ativas, as quais já estão prontas para serem absorvidas.
  • A terceira questão é referente aos minerais. Alguns produtos são compostos com o micronutriente na forma inorgânica – que é quando são ligados a outros compostos químicos – e apresentam baixa absorção pelo corpo. Já os minerais quelados apresentam absorção potencializada: até 20x mais do que outras formas de minerais. Essa maior velocidade se dá porque os minerais estão ligados a aminoácidos, que o nosso corpo reconhece muito bem.
  • Outras formas de minerais não têm a mesma velocidade de absorção potencializada e devem ser preferidos na hora de escolher o suplemento multivitamínico.

Mais uma vez, as crianças têm a opção de deixar de lado as cápsulas e ingerirem seus suplementos em uma forma mais atraente. Há opções de polivitamínico sabor frutas vermelhas ou ainda um tradicional achocolatado, sempre deixando de lado o açúcar e outros ingredientes indesejados. 

Benefícios de um repositor eletrolítico para crianças

Na maioria das vezes as crianças brincam tanto que esquecem até de beber água. A combinação tripla de um corpo pequeno com o excesso de atividades físicas e a ingestão irregular de líquidos faz das crianças candidatas a quadros de desidratação. E isso pode afetar uma série de processos no organismo, como o transporte e a absorção de nutrientes e do oxigênio pelo corpo. Esse quadro pode ainda afetar a geração de energia em nível celular. 

Por outro lado, é importante que as crianças não apenas bebam bastante água para se manterem hidratadas: é preciso que elas tenham também níveis adequados de eletrólitos. Eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células e também pelos impulsos elétricos do nosso corpo que, por sua vez, são importantes para os movimentos musculares, para o funcionamento de órgãos vitais e também para uma hidratação eficiente, por exemplo.

A reposição desses elementos tão importantes pode ser feita por alimentos. Porém, com a dificuldade das crianças em manterem uma alimentação equilibrada, é muitas vezes recomendada a reposição via suplementos. Estes podem trazer maior variedade e equilíbrio de minerais (incluindo zinco, cromo, manganês, selênio, molibdênio), de acordo com a necessidade do corpo. São mais práticos para o dia a dia e são mais facilmente absorvidos. Podem ainda incluir outros ingredientes importantes, como a vitamina C.

Gostou deste texto? Quer receber mais informações importantes sobre nutrição e saúde diretamente no seu e-mail? Cadastre-se em nossa newsletter!

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.

Super Ômega 3 TG - 180 cápsulas-0

Óleo de peixe ultraconcentrado em EPA e DHA

R$215,00
ChocoKi-0

Achocolatado polivitamínico sem açúcar

R$68,00

Gominhas de Vitamina D3

R$90,00

Gominhas de Vitamina C

R$90,00