Manter a pele saudável, por meio de cuidados diários, é um hábito consciente de pessoas que buscam por mais saúde e qualidade de vida. Isso, porque a pele desempenha papel importante na defesa do organismo contra fungos, bactérias, vírus e outros agentes externos prejudiciais ao corpo.

Siga no texto e entenda o que é uma pele saudável, porque é importante cuidar dela e dicas para aplicar no seu dia a dia.

Por que cuidar da pele?

Você já parou para pensar que a pele reveste todo o corpo humano, atuando como uma espécie de escudo protetor?

É isso mesmo. Graças a ela, milhares de fungos, vírus e bactérias patogênicas não conseguem acessar o organismo, assim como uma série de toxinas e agentes ambientais prejudiciais à saúde.

Essa função é desempenhada pela barreira cutânea, formada por células da última camada da epiderme, o estrato córneo (parte visível da pele), e pelas substâncias que as unem, como ceramidas, colesterol e ácidos graxos.

Juntas, elas formam uma espécie de película ou filme (manto hidrolipídico), tornando a pele mais flexível, evitando a perda de líquidos e funcionando como um escudo protetor para as suas demais camadas e para o organismo como um todo.

Além disso, a pele também é um dos órgãos responsáveis por regular a temperatura do corpo e proteger os órgãos internos contra impactos.

Como funcionam as camadas da pele?

A pele é formada por três camadas, com diferentes composições e funções.

  • Epiderme: é a camada visível da pele, pelo menos parte dela. Isso porque a epiderme é dividida em cinco camadas: basal, espinhosa, granular, lúcida e córnea (camada visível). O que diferencia uma camada da outra é o estágio de vida das células. As recém-formadas (queratinócitos) estão na primeira camada, enquanto no topo estão as células em estado de senescência, formando a barreira cutânea, juntamente com as ceramidas e gorduras.
  • Derme: é a camada do meio. O colágeno e a elastina presentes nela são responsáveis pela força e flexibilidade da pele, componentes vitais para a saúde e a juventude. Junto às fibras, está uma substância tipo gel, rica em ácido hialurônico e com alta capacidade de fixar água, contribuindo para manter o volume da pele.
  • Hipoderme: é a camada mais interna da pele. Composta por gordura, é responsável por: dar sustentação e suporte para a derme e a epiderme, armazenar energia, regular a temperatura corporal e proteger nossos órgãos internos de impactos.

O que é uma pele saudável?

Para funcionar adequadamente, o corpo humano precisa estar em equilíbrio, mesmo que o ambiente seja alterado. Essa capacidade do organismo de regular seus processos internos para se manter estável é conhecida como homeostase

A pele, assim como os outros órgãos e sistemas do organismo, também precisa estar em equilíbrio para funcionar de forma adequada e manter vivo todo o ecossistema que forma o microbioma cutâneo.

A presença desses microrganismos é fundamental para que a pele possa desempenhar sua função de barreira, protegendo o corpo contra agressões externas, como toxinas, raios solares, mudanças de temperatura, entre outras condições.

Por isso, uma pele saudável está conectada com esta condição de estabilidade,  e costuma apresentar características, como:

  • hidratação;
  • maciez;
  • luminosidade;
  • brilho natural;
  • oleosidade na medida certa;
  • elasticidade;
  • textura regular e uniforme;
  • toque aveludado.

Por outro lado, uma maneira de perceber se a pele está em desequilíbrio é observar os sinais de alerta opostos a essas características. Entre eles: coceiras, irritações, vermelhidão, descamação, ressecamento, excesso de oleosidade, acne, poros dilatados, manchas, textura irregular, entre outros.

O que a pele precisa?

Para uma pele saudável é recomendado manter uma rotina de cuidados no momento certo. Isso, porque assim como várias funções do organismo são comandadas pelo ciclo circadiano, a pele também possui um biorritmo próprio.

Como ela se comporta de formas diferentes durante o dia e à noite, ao compreender esse ciclo, fica mais fácil seguir uma rotina de skin care e entender quais são as necessidades da pele ao longo de 24 horas.

Durante o dia

É o momento que a pele desperta para o seu potencial de autoproteção. Afinal, é durante o dia que ela fica exposta aos raios ultravioleta, mudanças de temperatura, poluição do ar e uma série de outras toxinas.

Assim, como forma de aumentar sua função de proteção, reduzir a permeabilidade cutânea e a proliferação de microrganismos patológicos, a pele precisa de proteção e ingredientes que mantenham a sua integridade.

Três passos importantes para começar o seu dia são:

  • Limpeza: para eliminar as toxinas liberadas durante à noite;
  • Hidratação: para preservar a barreira cutânea;
  • Fotoproteção: para proteger os impactos dos raios solares, da luz azul e outros agentes agressores.

Durante à noite

À noite é o momento de regeneração das fibras de colágeno e elastina e de reparação do tecido epitelial, em relação aos danos causados durante o dia. Também é ideal para usar produtos que penetram mais profundamente na pele, por ser o período de maior absorção.

Por isso, sua pele precisa de:

  • Limpeza: para remover as toxinas acumuladas durante o dia e resíduos de maquiagem;
  • Preparação: uso de produtos ricos em nutrientes, como séruns e hidratantes;
  • Cuidado: uso de produtos com ativos calmantes.

O que fazer para ter uma pele saudável?

Existem diversas formas de cuidar da pele, incluindo adotar uma rotina de skin care, ter um estilo de vida mais saudável e escolher produtos que atuam a seu favor. Continue a leitura para saber mais!

Limpeza

Essa é certamente uma prática que contribui para uma pele mais saudável. Tanto pela manhã, quanto à noite, a limpeza possibilita a remoção de impurezas e resíduos acumulados, assim como o excesso de oleosidade, principalmente na pele do rosto.

Vale ressaltar, que a escolha do produto para essa etapa deve considerar o estado da pele. O ideal é usar um produto suave, que não remova toda a oleosidade e mantenha o seu pH levemente ácido.

A limpeza também pode ser complementada com o uso de um tônico facial ou água micelar e esfoliante (1 a 2 vezes por semana). O tônico é indicado para peles mais oleosas e com acne, enquanto a água micelar pode ser uma alternativa para peles mais secas ou sensíveis.

Hidratação

Hidratar a pele é uma etapa fundamental para a manutenção da barreira cutânea, além de deixá-la mais macia, protegida e viçosa. 

Os cuidados devem se estender ao corpo todo e incluem não apenas o uso de um bom hidratante, como também a ingestão de líquidos e alimentos ricos em água.

Proteção solar

O uso de protetor solar é indispensável, não somente em dias ensolarados, como também com o tempo nublado e em ambientes internos. Além dos raios ultravioleta, a pele fica exposta à luz azul dos aparelhos eletrônicos e à luz artificial das lâmpadas.

Os raios solares correspondem a um dos maiores aceleradores do envelhecimento, além de contribuir para o surgimento de manchas e doenças como o câncer de pele.

Alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e oleaginosas, contribui para um aporte maior de nutrientes e compostos bioativos importantes para a saúde da pele. 

Alguns exemplos são os alimentos ricos em biotina – vitamina do complexo B que traz inúmeros benefícios para a pele, unhas e cabelos –  e os carotenoides, substâncias derivadas da vitamina A, que protegem a pele contra o fotoenvelhecimento causado pelos raios solares.

Evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo também são indispensáveis para manter a saúde cutânea.

Atividade física

A atividade física regular e orientada (sem excessos) contribui para:

  • o aumento do fluxo sanguíneo das células e a oxigenação dos tecidos, deixando a pele com mais viço e saúde;
  • a melhora da resposta antioxidante, uma vez que o corpo fica mais preparado para lidar com os radicais livres liberados durante a atividade;
  • o estímulo à produção de colágeno e elastina, contribuindo no combate à flacidez e ao surgimento de rugas;
  • a renovação celular;
  • a eliminação de impurezas e toxinas por meio do suor.

Boas noites de sono

O sono da beleza realmente existe. Afinal, é durante à noite que a pele passa pelo processo de regeneração e reparação celular, fundamentais para melhorar seu aspecto e desenvolver sua luminosidade natural.

Além de regular o sono, também é importante retirar toda a maquiagem antes de dormir. Isso porque limpar e hidratar a pele inibe a obstrução dos poros, garantindo que as células trabalhem adequadamente e evitando o surgimento de cravos, espinhas e manchas.

Controle do estresse

Talvez uma das maiores consequências do estresse na pele seja o envelhecimento. Rugas, marcas de expressão e cabelos brancos são causados pelo excesso de radicais livres, que afetam a saúde do folículo capilar e quebram as proteínas de colágeno, levando a perda de sustentação e elasticidade da pele.

Além disso, esse quadro de estresse oxidativo pode contribuir para o surgimento ou agravamento de doenças de pele, como acne, psoríase, dermatite atópica, alergias e câncer. Logo, gerenciar o estresse é de extrema importância para manter ou melhorar a saúde da pele.

Atenção à carga tóxica

O termo carga tóxica ou toxic load é utilizado para caracterizar o acúmulo de toxinas e produtos químicos no corpo. Essa carga tem origem em diversas fontes do dia a dia, como produtos de higiene pessoal e de limpeza, maquiagens, alimentos (agrotóxicos) e até mesmo o meio ambiente (radiação solar).

Em grandes quantidades e a longo prazo, a bioacumulação de toxinas pode sobrecarregar o organismo e causar diversos efeitos no organismo, como: reações alérgicas, dermatites, ardência na pele, doenças respiratórias, disfunções hormonais, entre outras.

Para reduzir a exposição a essa carga, você pode começar escolhendo produtos livres de ingredientes tóxicos e com matérias-primas de qualidade.

Escolha de produtos que atuam a favor da pele

Além de compreender o funcionamento da pele e adotar uma rotina de autocuidado, é fundamental escolher produtos que atuem a seu favor. Assim, ela terá condições de exercer suas funções corretamente, em equilíbrio, além de se tornar mais hidratada, iluminada e resiliente.

A linha facial da Noorskin conta com produtos com esse foco, o de agir a favor da sua pele. Elaborados com ingredientes de alta qualidade e livres de toxinas, cada um deles foi pensado e desenvolvido para respeitar a sua beleza natural e potencializar o que sua pele tem de melhor. Confira!

Collagen Skin Neutro

Colágeno hidrolisado com ácido hialurônico

R$205,00
R$0,00

Natural Light

Sérum facial hidratante

R$240,00
R$0,00

True Skin

Gel esfoliante

R$120,00
R$0,00

Brilliance

Proteção antioxidante

R$260,00
R$0,00