Lanches proteicos são muito recomendados para quem tem um dia a dia cheio de compromissos e demandas. Isso para evitar o desequilíbrio de uma dieta excessivamente baseada em carboidratos simples e em gordura saturada.

Práticos, fáceis e nutritivos, os lanches proteicos podem ser levados a qualquer lugar ao longo do dia. Neste texto, vamos indicar opções de lanches para comprar prontos e receitas para preparar em casa.

Lanches proteicos prontos 

 

1. Snack Mediterrâneo

Amêndoas, grão-de-bico e ervilhas. O que não falta entre os ingredientes vegetais da culinária mediterrânea é proteína. Assim, um snack vegano, baseado na dieta mediterrânea, é uma ótima opção para quem busca ingerir proteína de uma forma prática e saudável.

Melhor ainda se ele incluir entre seus ingredientes o azeite de oliva, que fornece gordura de qualidade, os grãos sarraceno, chia e linhaça, ricos em aminoácidos essenciais, antioxidantes, fibras e ômega-3.

Snack Proteico

2. Barra de proteína

A formulação nutricional é o que diferencia as barras de proteína das barrinhas de cereais. Ao contrário dessas últimas, que levam vários tipos de açúcares e cereais, as barras de proteína são formuladas para oferecer doses consideráveis de proteína, um macronutriente importante. Sua quantidade proteica é cerca de dez vezes maior do que as barras comuns. Isso as equipara até aos alimentos mais ricos nesse nutriente, como as carnes e os produtos lácteos.

Fonte de proteína

É importante notar qual a fonte da proteína utilizada nas barras. WPC (whey protein concentrado) e caseína, por exemplo, são fontes menos eficientes que também podem causar intolerâncias, já que contêm lactose, ou alergias, como é o caso da caseína. A velocidade de absorção também é mais lenta quando comparada a um WPI (whey protein isolado).

Tamanhos e porções

Ainda, as barras de proteína podem ser encontradas em diferentes porções e tamanhos. Para um lanche rápido, fácil de levar na bolsa ou mochila, as versões menores (em torno de 23g) são excelentes alternativas. Já para quem precisa de uma dose a mais de proteína e mais energia, pode escolher as versões de barras de proteínas com 70g, em média.

Barra de proteína

3. Chocolate funcional

Sim, esta delícia também pode ser uma opção de lanche saudável e equilibrado. Mas é preciso estar atento aos detalhes. Antes de mais nada, tem que ser chocolate de verdade, com alta concentração de cacau em sua fórmula. Deve também ser isento de açúcar, gordura trans e lactose.

Os chocolates funcionais são chamados assim porque contêm mais macronutrientes do que um chocolate comum. A proteína, como o whey protein, é o macronutriente mais adicionado.  Neste caso, valem as mesmas dicas da barra de proteína em relação ao tipo de whey. Opcionalmente, eles podem ainda conter fibras prebióticas e óleo de coco, ingredientes que auxiliam no funcionamento do intestino, no gasto calórico e em diversos outros processos do organismo.

Chocolate proteico

 

4. Mix de oleaginosas

Amêndoas, nozes, pistache, castanha-do-pará, macadâmia, amendoim, avelã e castanha-de-caju. As famosas oleaginosas podem ser fontes saudáveis de uma série de nutrientes. Entre eles estão a proteína, o ômega-3, os antioxidantes, as fibras alimentares, além de várias vitaminas e minerais.

Oleaginosas

Receitas de lanches proteicos

Se você prefere colocar a mão na massa e gosta de receitas funcionais, veja a seleção de lanches proteicos abaixo. São receitas saudáveis e nutritivas que você pode preparar para aqueles intervalos em que a fome aparecer, para pré ou pós-treino e para aumentar a presença de proteína no seu plano alimentar.

Clique nos títulos e veja como preparar cada uma delas:

5. Torta de chocolate low carb proteica

Torta de Chocolate Low Carb Proteica

6. Cacao Whey Protein Balls

7. Omelete com shimeji

Omelete

8. Veggie protein balls

9. Açaí proteico

10. Flan proteico

11. Panqueca Fit

panqueca fit

12. Smoothie de banana

13. Bolo de caneca Fit

bolo de caneca fit

14. Brigadeiro Fit

brigadeiro fit

15. Golden Pine Whey

GOLDEN PINE WHEY

16. Nordic Bread tomate com cúrcuma

17. Cacao Whey avocado ice cream

18. Almôndegas com semente de chia

19. Humus proteico

20. Vanilla Protein Balls

Quer mais receitas de lanches proteicos e outros preparos funcionais? No canal da Essential Nutrition no Youtube tem muitas receitas saudáveis, práticas e nutritivas! Para não perder nenhuma, faça sua inscrição no canal, ative as notificações para ser avisado quando novos vídeos estiverem disponíveis e aproveite!

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