Seja do café, do guaraná ou do chocolate, a cafeína está presente na dieta de muita gente. Saiba como ela atua em nosso corpo e como evitar o temido “caffeine crash”.

Efeitos na pele

A cafeína é o psicoestimulante mais consumido do mundo. Além do “cafezinho”, que é obrigatório para a maioria das pessoas, ela também é encontrada no guaraná, em chás, em bebidas energéticas, em refrigerantes e no chocolate. Seu efeito energético é o mais procurado, mas não é o único. Saiba, neste texto, quais outras funções essa substância tem e como elas agem no nosso corpo.

A cafeína é um potente estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), uma vez que aumenta a atividade mental e de alerta e estimula o centro respiratório. Ela também reduz a fadiga, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas.

Apresenta efeito ergogênico, ou seja, melhora a eficiência, o controle e a produção de energia. Com isso, há aumento significativo da performance de “sprint” intermitente, prolongando o desempenho físico em praticantes de atividade física.

A cafeína é, também, um termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo basal do organismo. Isso aumenta a demanda de energia e leva à queima de gorduras.

CAFFEINE CRASH

Este termo, ainda sem tradução para o português, serve para definir o que acontece quando uma pessoa cansada ingere uma dose, de moderada a alta, de cafeína. Após algumas horas, ela tende a sentir um cansaço muito mais intenso, com irritabilidade, dificuldade de concentração e pequenos cochilos.

Isso ocorre porque, quando ficamos cansados, há um aumento na presença de adenosina (substância que induz o sono) no cérebro. A cafeína atua bloqueando a ligação da adenosina com seus receptores no cérebro. No entanto, enquanto a cafeína nos mantém alertas e com energia, a adenosina continua a se acumular no nosso cérebro.

Em poucas horas, a cafeína é metabolizada, e seus efeitos começam a enfraquecer. A adenosina acumulada inunda seus receptores, o que sinaliza ao corpo que é hora de dormir. E isso ocorre em nível muito mais intenso que o normal.

E COMO EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA?

Consumir alimentos com cafeína sem exageros e, no caso de suplementos, escolher aqueles de fonte natural que proporcionam os efeitos da cafeína de forma mais lenta, ou cafeína associada a outros ingredientes que evitem esse efeito de crash, é o ideal.
Já existem no mercado opções de suplementos de cafeína natural com uma tecnologia chamada slow release, que libera a cafeína aos poucos no organismo, prolongando assim seus efeitos, sem causar o crash.

A associação de fontes de cafeína natural a outros compostos presentes na natureza também é uma opção para evitar esse efeito. Um tipo de gengibre da espécie Alpinia galanga, também chamado de gengibre tailandês, por exemplo, aumenta os efeitos da dopamina (nossa “molécula da motivação”), amplificando os efeitos da cafeína. Isso significa que o uso de doses menores de cafeína pode proporcionar sensação de revigoramento e menos cansaço, de forma prolongada e sem causar caffeine crash. Estudos clínicos já comprovaram que o uso de fontes de cafeína com gengibre tailandês tem o poder de aumentar o estado de alerta por até 5 horas.

Guaraná

GUARANÁ COMO
FONTE DE CAFEÍNA

A planta tipicamente brasileira é apontada como uma das melhores fontes de cafeína na natureza. Isso porque suas sementes contêm até 6 vezes mais cafeína do que os grãos de café, e esta cafeína é melhor absorvida pelo corpo. Além disso, apresenta perfil antioxidante semelhante ao chá verde, ajudando na eliminação de radicais livres.

CONCLUINDO

Deu para perceber que esta não é a substância psicoativa mais consumida do mundo sem razão e que, quando consumida da forma certa ou em combinações favoráveis – como é o caso do gengibre tailandês -, seus efeitos são ainda melhores. Mas existem ainda outras combinações para efeitos ainda mais benéficos. A L-taurina é uma delas. Confira no próximo post: Taurina e gengibre: aliados da concentração.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore para procurar ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.
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