Para combater possível desânimo e falta de foco de tarde, um novo estudo conclui que uma caminhada durante a hora do almoço possa ajudar.
Não é novidade, é claro, que é saudável caminhar e que as pessoas que caminham ou se exercitam regularmente tendem a serem mais calmas, alertas e felizes do que as inativas.

Mas muitos estudos anteriores sobre os efeitos de caminhadas e outros exercícios sobre o humor concentraram-se nos resultados em longo prazo, graduais, olhando para como semanas ou meses de exercício mudavam as pessoas emocionalmente.

Assim, para o novo estudo, que foi publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, pesquisadores da Universidade de Birmingham e de outras universidades recrutaram trabalhadores sedentários dos escritórios da universidade.

Os potenciais voluntários foram informados de que teriam de estar disponíveis para caminhar por 30 minutos durante sua hora habitual de almoço três vezes por semana por 10 semanas.

A maioria dos resultantes 56 voluntários foram mulheres de meia-idade. Pode ser difícil atrair homens para se juntar a programas de caminhada, relatou Cecilie Thogersen-Ntoumani, a principal autora do estudo e, agora, uma professora de ciência do exercício na Universidade de Curtin, em Perth, Austrália.

Os voluntários completaram uma série de testes iniciais (fitness, humor, saúde), revelando que todos estavam fora de forma, mas em geral saudáveis física e emocionalmente.

A Dra. Thogersen-Ntoumani e seus colegas então dividiram aleatoriamente os voluntários em dois grupos, um dos quais servindo como grupo controle.

Para que pudessem avaliar o emocional dos participantes, os cientistas instalaram um aplicativo especializado em seus telefones, que incluiu uma lista de perguntas para avaliar seus sentimentos quanto ao entusiasmo, estresse, tensão, carga de trabalho, motivação, fadiga física e outras questões relacionadas com a forma como eles estavam se sentindo sobre a vida e trabalho naquele momento imediato à pergunta.

Após as dez semanas, os cientistas compararam as respostas entre o grupo que caminhou e o controle e as respostas, como se viu, foram substancialmente diferentes entre ambos os grupos. Na parte da tarde depois de um passeio na hora do almoço, os caminhantes disseram que se sentiam muito mais entusiasmados, menos tensos, e, geralmente, mais relaxados e capazes do que nas tardes quando não haviam caminhado.

Embora que os autores não tenham medido diretamente a produtividade no local de trabalho, eles afirmaram que agora há evidências de pesquisa que esse sentimento mais positivo e entusiasmado é importante para a produtividade e desempenho no trabalho. Como resultado adicional, os voluntários mostraram ganhos em sua condição aeróbica e outras medidas de saúde na conclusão do estudo.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa. 

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Referências:
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/sms.12398/abstract

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”