A natureza atribuiu às sementes de abóbora uma fonte extremamente densa de nutrientes orgânicos. Elas contêm zinco, magnésio, manganês, potássio e ferro, mas além das virtudes nutricionais da semente, pesquisas científicas recentes revelaram que a farinha de sementes de abóbora, bem como o óleo da semente de abóbora, pode ter um ótimo valor terapêutico.

1. PROTEÇÃO DA PRÓSTATA

A semente de abóbora foi estudada por sua capacidade de inibir o crescimento da próstata, um fator causador comum na hiperplasia prostática benigna.

2. ALÍVIO DOS SINTOMAS DA PÓS-MENOPAUSA

As mulheres suplementadas com 2.000mg de óleo de semente de abóbora no decorrer de 12 semanas tiveram pressão arterial reduzida, aumento do colesterol HDL, bem como redução da gravidade dos sintomas associados à insuficiência hormonal, p.ex., calores (fogachos), dores de cabeça e dor nas articulações. Pesquisas experimentais adicionais indicam que mudanças cardiovasculares adversas associadas à deficiência de estrogênio, como pressão arterial e anormalidades lipídicas, podem ser mitigadas com o óleo de semente de abóbora.

3. PROTEÇÃO CARDIOVASCULAR E HEPÁTICA

Uma mistura de sementes de linhaça e sementes de abóbora encontrou propriedades protetoras hepática e cardiovasculares em um estudo com animais de 2008, publicado no Journal of Food Chemistry & Toxicology.

4. DIMINUIÇÃO DA INSÔNIA E ANSIEDADE

As sementes de abóbora contém um alto nível de triptofano (22mg por grama de proteína da semente de abóbora) – o precursor de aminoácidos da serotonina que se converte em melatonina, o “hormônio do sono”, à noite. Pesquisas publicadas em 2007 no Canadian Journal of Physiology and Pharmacologydescobriram que quando a semente de abóbora desidratada foi ingerida em combinação com carboidrato, um efeito clínico semelhante ao do triptofano de grau farmacêutico foi alcançado.[xiii] Outro estudo de 2005 publicado no Journal Nutritional Neuroscience descobriu que o triptofano das sementes de abóbora em combinação com carboidratos foi tão eficaz quanto a suplementação de triptofano na redução do tempo acordado durante a noite.

5. AUXILIA NO TRATAMENTO DA CALVÍCIE

Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo em 2014, publicado em Evid Based Complement Alternat Med, relatou que os homens que receberam óleo de semente de abóbora tiveram um aumento de 30 a 40% da contagem de cabelos, enquanto o grupo placebo apresentava em média apenas de 5 a 10%.

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Fontes:
http://www.thesleuthjournal.com/pumpkin-seeds-evidence-health-benefits/

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”