Whey, proteínas vegetais, BCAA, aminoácidos essenciais. As opções de suplementos para quem quer ajudar o corpo na produção de massa magra estão cada vez mais variadas. Com isso, pode haver dúvidas sobre a melhor escolha: qual é o mais eficiente? A resposta é: depende do organismo e dos objetivos da pessoa. Saiba neste texto como aminoácidos e proteínas, em suas diferentes apresentações, atuam em nosso organismo e para quais situações eles podem ser indicados.

Como produzimos massa magra

A nossa massa magra, como tecido muscular, é formada basicamente por proteínas, que por sua vez são compostas por aminoácidos. Então, quando consumimos algum alimento ou suplemento que contém proteína, nosso organismo quebra essa proteína durante o processo digestivo e utiliza seus aminoácidos para sintetizar novas proteínas que irão aumentar ou formar novos tecidos musculares. Ao se ingerir alimentos ou suplementos com aminoácidos essenciais, o organismo utiliza diretamente esses nutrientes na síntese de proteínas. Saiba mais sobre como produzimos massa magra nesse post

Aminoácidos essenciais e ganho de massa magra

Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Existem 20 tipos de aminoácidos no total, 8 dos quais são classificados como essenciais por não serem produzidos pelo nosso organismo. São eles: metionina, lisina, fenilalanina, treonina, triptofano, leucina, isoleucina e valina. Os aminoácidos essenciais são necessariamente obtidos através da dieta ou suplementação. 

Na alimentação, eles são encontrados em fontes como carne, peixe e ovos. No entanto, se apresentam em concentrações variáveis, que podem não atingir as concentrações ideais que nosso corpo necessita. Suplementos de aminoácidos essenciais são pensados para ter todos os aminoácidos de forma equilibrada, sendo então convertidos em proteínas de forma mais eficiente.

Além disso, suplementos de aminoácidos essenciais não precisam ser quebrados durante o  processo de digestão para serem absorvidos, podendo chegar à corrente sanguínea em aproximadamente 20 minutos. Sua eficiente conversão em proteínas pode trazer benefícios para imunidade, aparência da pele, cabelos e unhas, articulações, dificuldade de produção proteica por má alimentação, sistema endócrino, entre outros processos que dependam de proteínas. 

Proteínas e ganho de massa magra

Suplementos proteicos são a escolha mais popular, utilizados em vários tipos de dieta, incluindo perda de peso, ganho de peso e ganho de massa magra. Um suplemento de proteína de alta qualidade contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa obter através da dieta, além de também fornecer os outros aminoácidos que constituem todas as proteínas do nosso corpo. Todos os 20 tipos de aminoácidos são importantes para atender às demandas diárias para ganhos e recuperação proteica, incluindo tecido muscular. 

Ainda que os aminoácidos não essenciais possam ser sintetizados no organismo, essa produção pode não atender à demanda em algumas situações. Em condições como estresse, lesão, doença, exercícios de alta intensidade ou pouco sono, a necessidade por aminoácidos essenciais pode ultrapassar a capacidade do seu corpo em produzi-los, tornando-os condicionalmente essenciais. Logo, a suplementação com a proteína de alta qualidade pode se tornar importante na manutenção da saúde geral. 

No caso da proteína do soro de leite (whey), a presença das imunoglobulinas desempenha importantes funções ligadas ao sistema imunológico, como aumentar o nível da glutationa, nosso maior antioxidante.

A suplementação de proteína ou aminoácidos essenciais isolados pode ser utilizada por esportistas, para recuperação e ganho de massa muscular; por idosos, para evitar o progresso da sarcopenia; em dietas de emagrecimento, para aumentar a saciedade e substituir alimentos calóricos ou pobres em nutrientes; e também por pessoas que buscam  intensificar o funcionamento do sistema imune. 

BCAA e ganho de massa magra

Entre os aminoácidos essenciais, há uma subdivisão formada pelos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA, na sigla em inglês): leucina, isoleucina e valina. Esses aminoácidos representam quase 50% do total de aminoácidos essenciais das proteínas dos músculos e são encontrados em diversas fontes, tanto de origem animal quanto vegetal (por exemplo, carne vermelha, ovos, peixe, leite e derivados, feijão, ervilha, castanhas, dentre outras). 

Assim como os outros aminoácidos essenciais, os de cadeia ramificada agem rapidamente, entrando diretamente na corrente sanguínea. Os BCAAs auxiliam na preservação das reservas de energia (glicogênio) nos músculos e na redução da quebra de proteínas. Assim, ajudam a otimizar os resultados de ganho de massa muscular e ativam importantes fatores de crescimento relacionados à síntese proteica. 

O músculo esquelético humano pode obter energia de ao menos seis aminoácidos (leucina, isoleucina, valina, aspartato, glutamato e asparagina), entretanto, durante o exercício físico, os BCAAs são preferencialmente utilizados. Ou seja, quando se faz exercícios de forma intensa ou extenuante, o organismo requer maiores concentrações de BCAA para suportar o ciclo prolongado. 

Sinônimo de saúde

Massa muscular, sistema imunológico, articulações. Como vimos, as várias formas de estimular a produção de proteína endógena do nosso corpo, que podem ocorrer através da ingestão de proteínas intactas, combinação de aminoácidos essenciais isolados ou reforços de BCAA, são eficientes impulsionadoras de importantes processos ligados à saúde do corpo a curto e longo prazo. Quando suplementados em conjunto com a prática de exercícios físicos e alimentação saudável, podem auxiliar quem busca um processo de envelhecimento saudável.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.

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