Quando nos desidratamos, nós perdemos mais do que água. Veja as opções e estratégias de hidratação que vão além de beber água, e saiba qual é a melhor para o seu corpo.

Para muitos, o ato de hidratar o organismo é simplesmente tomar água para suprir a quantidade perdida. Não tirando o mérito desta recomendação, a hidratação só é eficiente quando esta água tem a capacidade de entrar nas células e repor vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes perdidos, principalmente, no suor e na urina. Para que isso ocorra, é preciso que a água esteja combinada com eletrólitos, que “abrem as portas” das células.

Neste post, você vai saber como se hidratar com estratégias que vão além de beber água. Mas antes, saiba um pouco mais sobre atuação dos eletrólitos.

Atuação dos eletrólitos

Eletrólitos são minerais que, quando separados pela adição de um solvente, originam íons positivos e negativos. Desta forma tornam-se condutores de eletricidade. Essa carga elétrica permite a regulação de uma série de processos: gerenciamento de pressão arterial e pH, reconstrução de tecidos danificados, contração dos músculos, hidratação, prevenção de câimbras e produção de energia. Assim, a presença harmônica de certos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio, cálcio e cloro, é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Estratégias de hidratação além da água

Muitos estudos têm sido feitos para chegar às melhores estratégias de como se hidratar. Entre as opções mais pesquisadas estão a água de coco, bebidas isotônicas, frutas, vegetais, sais não refinados e misturas para preparo.

Água de coco

A primeira alternativa contém uma quantidade significativa de cálcio e magnésio, sendo uma boa fonte desses minerais. No entanto, não é uma boa bebida para pessoas que praticam exercícios que produzem muita transpiração, pois a água de coco contém pouco sódio e cloro, necessários para uma adequada hidratação. Também apresenta um desequilíbrio de eletrólitos e contém açúcar (frutose), o que pode não ser interessante.

Além disso, a água de coco tem elevada concentração de potássio. Isso pode ser um problema para o atleta que possui tendência ao aumento de concentração de potássio durante o exercício. Esta combinação pode levar a um quadro de hipercalemia, que está associada a sintomas como batimentos cardíacos irregulares, náuseas e pulsação lenta.

Bebidas isotônicas

Já no caso das bebidas isotônicas deve ser observada a sua composição para evitar ingredientes artificiais (como corantes e saborizantes) e quantidades inadequadas de eletrólitos. Além disso, se bem elaboradas, estas bebidas podem oferecer vantagens além de seu princípio funcional original, ajudando a manter o desempenho durante as atividades físicas.

Frutas e vegetais

As fibras das frutas e dos vegetais servem como uma esponja, ajudam a reter água dentro do organismo por mais tempo, e favorecem uma absorção mais lenta.

Alguns vegetais e frutas que mais hidratam, conforme percentual de água são: pepino, alface romana, aipo, rabanete, abobrinha, tomate, couve-flor, espinafre, brócolis, cenoura, brotos, carambola, melancia, morango, abacaxi, mirtilo, kiwi, maçã, pera e uva.

Sais não refinados

A adição de sal não refinado na água ou bebida de preferência tem a capacidade de melhorar a absorção de água nas células. Um sal não refinado, como alguns marinhos, flor de sal do Himalaia, entre outros, além de possuir cloreto de sódio, contêm outros minerais, muitos deles eletrólitos. 

O uso do bicarbonato de sódio em pequenas quantidades e durante um período curto de tempo também pode ser útil. Embora tenha a vantagem de alcalinizar a água, não é benéfico no longo prazo, pois fornece somente sódio sem os outros eletrólitos.

Mistura para preparo de bebidas

Alguns produtos são desenvolvidos para serem ingeridos com água, e têm o objetivo de potencializar a hidratação. Compostos com minerais e eletrólitos, geralmente apresentados em pó, ao serem misturados com a água, turbinam a bebida.

É uma solução prática e completa que entrega o que o corpo precisa para estar hidratado e de acordo com as necessidades para o bom funcionamento.

Agora que você sabe como se hidratar além de ingerir apenas água, inclua na sua rotina alimentos e bebidas que facilitam este processo. 

Falando nisso, você sabe por que é importante manter o corpo hidratado? Aproveite que você está interessado neste tema e leia o post sobre a importância da hidratação.

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”

Shake sabor chocolate

R$180,00

Fórmula com eletrólitos e vitamina C

R$65,00

Mini barra de proteína com WPI + Cacau Gourmet + Cobertura de chocolate

R$120,00

Mini barra de proteína com WPI + Cacau Gourmet + Cobertura de chocolate

R$8,00