Elas têm uma influência muito maior do que apenas ajudar na digestão. De câncer à doenças cardíacas, elas podem prevenir uma série de males.

Quando se fala em saúde intestinal, as fibras logo surgem como promotores de saúde e bem-estar. Mas as fibras não servem apenas para facilitar o trânsito intestinal. Ao passarem pelo intestino as fibras naturais desenvolvem a capacidade de absorção para substâncias como proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo uma verdadeira limpeza. Esse trabalho é de grande utilidade para o controle de algumas doenças sistêmicas como, o diabetes e o aumento do colesterol no sangue. Ou seja, a influência das fibras é muito maior do que você imagina e hoje, uma dieta rica em fibras já é apontada como a chave para o envelhecimento saudável.

No entanto apenas 9% da população ocidental consome a recomendação de ingestão de fibras, que é de 20g a 30g diárias. Obter mais fibra em sua dieta é simples. Comece por reduzir a ingestão de alimentos processados e aumente a ingestão de frutas, vegetais e legumes, bem como grãos integrais, feijões, nozes, sementes – alimentos ricos em fibras. Se preferir, já existem suplementos capazes de adicionar fibras no seu cardápio sem alterar o sabor dos alimentos.

Benefícios de uma dieta rica em fibras

1. O consumo de fibras está intimamente ligado ao bem estar. Isso porque contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal, que controla neurotransmissores, como a serotonina;

2. Aumentam a sensação de saciedade e modulam os hormônios envolvidos na regulação do apetite, sendo muito importantes para dietas de perda de peso;

3. As fibras solúveis estimulam o crescimento de bactérias benéficas, e por isso são chamadas de prebióticas;

4. Fortalecem o sistema imunológico, não somente pelos efeitos sobre a microbiota, mas também pela regulação da produção de interleucinas responsáveis pela ativação do sistema imune;

5. As fibras solúveis auxiliam na redução da absorção de açúcares e gorduras, fazendo com que parte deles acaba sendo excretada;

6. Dietas ricas em fibra alimentar estão relacionadas com menor incidência de doenças crônicas, como diabete mellitus, doenças cardiovasculares, obesidade e câncer de cólon;

7. Melhoram a absorção de cálcio e magnésio, o que é bom para mineralização óssea e prevenção de osteoporose;

8. Melhoram a função intestinal e são responsáveis pela limpeza de toxinas;

9. As fibras são eficazes em reduzir fatores de risco para síndrome metabólica, que está ligada a males como doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes;

10. Melhoram a barreira intestinal, contribuindo para diminuição do grau inflamatório associado a obesidade e diabetes.

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