A suplementação de ômega-3 faz parte da rotina de muitas pessoas. Boa parte delas aposta no óleo de peixe para garantir o consumo adequado de ácidos graxos importantes para a saúde. 

Porém, além do suplemento de óleo de peixe, o óleo de krill também é uma opção para suplementar ômega-3. Assim, surge uma das principais dúvidas: qual é a diferença entre esses suplementos?

Diante da importante atuação para a saúde e da deficiência de ômega-3 na maioria das dietas, incluir suplementos que apresentam os ácidos graxos na composição é uma estratégia para se manter saudável.

Desta forma, o óleo de peixe é a fonte de suplementação de ômega-3 mais conhecida e, também, um dos suplementos alimentares mais consumidos no Brasil. Semelhantemente, mas não tão conhecido quanto o óleo de peixe, o óleo de krill também é uma excelente fonte de ômega-3. 

Para quem suplementa, a dúvida é recorrente: qual é a diferença entre óleo de krill e ômega-3 derivado do óleo de peixe? Siga com a leitura e descubra a resposta.

Ômega-3 (óleo de peixe)

A grande maioria dos suplementos encontrados como ômega-3 nas prateleiras de farmácias e lojas são feitos com óleo de peixe. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que nem todo peixe é rico em ômega-3. Isso acontece porque a concentração varia de acordo com a temperatura da água. Assim, os peixes de ambientes frios acumulam mais gorduras e, consequentemente, mais ômega-3.

Vale destacar que estudos apontaram que os peixes encontrados no litoral brasileiro e no salmão importado e criado em cativeiro apresentam baixas concentrações de ômega-3.

Por isso, peixes de águas marinhas e mais próximas dos polos são os mais ricos nos ácidos graxos ômega-3.

Composição do suplemento de óleo de peixe

O suplemento é feito com óleo de peixes ricos em ômega-3 que contém na sua composição os ácidos graxos eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA). Esses ácidos graxos garantem benefícios para muitas funcionalidades do corpo. 

Como destaque, a forma como o óleo de peixe está disponível no suplemento deve ser observada para um efeito ainda maior. Quando o óleo de peixe está na forma de triglicerídeos (TG), a sua absorção pode ser até 30% maior quando comparamos com a versão etil-éster (EE). 

Não esqueça que uma boa concentração de ômega-3 não está presente em qualquer peixe: por isso, sempre verifique as informações de origem do óleo junto ao fabricante do suplemento.

Pureza do suplemento de óleo de peixe

Além da concentração, é essencial verificar a pureza e a qualidade do óleo. Muitos peixes estão expostos a ambientes ricos em metais pesados e contaminantes. Diante disso, é interessante verificar se o suplemento apresenta certificação que assegure a sua pureza.

Benefícios do suplemento de óleo de peixe:

  • ajuda no processamento mental, aprendizado e memória;
  • na infância, colabora com o desenvolvimento psicomotor e coordenação, e prevenção do déficit de atenção;
  • atua na redução dos níveis de LDL e triglicerídeos, e melhora dos níveis do HDL;
  • age como anti-inflamatório; 
  • é recomendado para dores articulares;
  • tem função neuroprotetora;
  • em idosos, minimiza o declínio cerebral;
  • otimiza a função cerebral de cognição;
  • apresenta efeito cardioprotetor;
  • reduz o processo inflamatório observado em pessoas obesas;
  • diminui a dor muscular após treino de resistência.

Recomendações de uso do suplemento de óleo de peixe

O suplemento de óleo de peixe, conhecido popularmente como ômega-3, pode ser consumido por crianças, adultos, idosos, gestantes e praticantes de atividades físicas.

Além disso, o consumo deve ser feito de acordo com a indicação de médicos e nutricionistas. Ainda, é recomendado que seja feito com as principais refeições.

Óleo de krill

Você já ouviu falar sobre o krill? Assim como os peixes ricos em ômega-3, o krill vive em águas frias e é um pequeno crustáceo. Esse incrível animal de coloração avermelhada tem um papel importante na cadeia evolutiva das baleias, considerado um alimento rico para elas. 

Contudo, já se sabe que o krill é uma fonte de nutrientes importantes não apenas para o ecossistema marinho, mas também para o nosso corpo.

Composição do suplemento de óleo de krill

O óleo extraído do krill é composto com os ácidos graxos EPA e DHA e, por isso, pode ser recomendado como uma opção para suplementar ômega-3. Além disso, apresenta naturalmente astaxantina na sua composição. Esse importante carotenoide é responsável pelo seu pigmento avermelhado e apresenta efeitos antioxidantes.

Somado a essas características, o óleo de krill também conta com fosfolipídios, os quais facilitam ainda mais a absorção do ômega-3 no organismo, principalmente nas células cerebrais. A colina também está presente, nutriente que apresenta efeitos benéficos para o cérebro, fígado e na recuperação muscular.

Pureza do suplemento de óleo de krill

Da mesma forma que a procedência do peixe é fundamental para ter acesso aos benefícios do ômega-3, o óleo de krill também precisa de averiguações.

É importante saber se o óleo oferecido no suplemento é extraído do krill que vive naturalmente em águas limpas (como as da Antártida), respeitando o ciclo natural de vida desse crustáceo. 

Outro ponto importante é que esse óleo seja livre de etoxiquina, uma substância química muitas vezes adicionada ao óleo como um conservante e também presente na ração de animais. Essa substância já é proibida em alguns países pela falta de segurança do seu consumo. 

Assim, fica uma dica importante: para escolher um suplemento de óleo de krill, é primordial verificar se a matéria-prima tem procedência confiável e processos de extração que garantem a pureza.

Benefícios do suplemento de óleo de krill:

  • reduz parâmetros séricos como o colesterol total, LDL e triglicerídeos; 
  • diminui a inflamação e reduz sintomas de artrite;
  • atua no processo de aprendizagem;
  • em crianças, ajuda a combater déficit de atenção e hiperatividade;
  • minimiza cólicas e sintomas emocionais da TPM;
  • melhora a integridade da barreira intestinal;
  • ajuda a controlar a invasão e adesão de bactérias patógenas;
  • cofator na redução de níveis de glicemia e gordura hepática;
  • apresenta efeito anti-inflamatório, antioxidante e cardioprotetor;
  • importante para desenvolvimento cerebral e ocular;
  • auxilia no processo de recuperação muscular após atividade física.

Recomendações de uso do suplemento de óleo de krill

Assim como o óleo de peixe, o suplemento de óleo de krill pode ser consumido pela maioria das pessoas de acordo com as orientações dos profissionais de saúde. De forma geral, a recomendação é de duas a quatro cápsulas ao dia com as principais refeições.

Afinal, qual é a diferença entre óleo de krill e ômega-3 derivado do óleo de peixe?

Sem dúvidas, os dois suplementos são ricos em nutrientes importantes para a saúde e para que o organismo funcione em equilíbrio. Porém, há diferenças entre eles que merecem ser destacadas:

  • concentração de EPA e DHA: o óleo de peixe contém maior quantidade dos ácidos graxos EPA e DHA quando comparamos com o óleo de krill, porém, a presença dos fosfolipídios no krill potencializa a absorção do EPA e DHA no organismo, compensando essa diferença. 
  • combinação com outros nutrientes: os ácidos graxos do óleo de krill, somados à astaxantina, colina e fosfolipídios, proporcionam outros benefícios para quem suplementa, além dos esperados pelo ômega-3.
  • digestão e absorção: apesar de o óleo de peixe TG oferecer um bom conforto gástrico, os fosfolipídios presentes no óleo de krill proporcionam uma digestibilidade potencializada, o que favorece aquelas pessoas muito sensíveis ao possível retrogosto.

Comparativo das composições

tabela compara a diferença entre óleo de krill e ômega-3

*Informações baseadas nos produtos Super Ômega-3 TG Essential e Krill Oil Essential Superba™ Boost.

Posso suplementar ômega-3 derivado do óleo de peixe e óleo de krill ao mesmo tempo?

Para responder à pergunta é importante ter em mente que cada suplemento é mais indicado para um determinado objetivo, mas eles podem atuar em sinergia e de forma complementar.

Por isso, sim, é possível utilizar os dois na mesma dieta, estando de acordo com orientações profissionais.

Diferentes objetivos

Ainda, o ômega-3 é indicado para todas as fases da vida, e seus efeitos são mais fortemente reconhecidos de acordo com o passar dos anos, desde a gestação até a fase idosa. Geralmente, tem a recomendação de uso diário para melhorias nas funções do organismo e prevenção de doenças.

Fontes mais específicas, como o óleo de krill, que também é indicado para uso contínuo, podem ter benefícios ainda mais pontuais e direcionados, como para amenizar os sintomas em dias de TPM, por exemplo.

Complementares

Seguindo, o óleo de peixe e o óleo de krill podem ser complementares para o mesmo objetivo. Como exemplo, uma boa opção é suplementar as duas opções em dias alternados ou ainda somados, sempre observando as quantidades de EPA e DHA indicadas pelo médico ou nutricionista. Assim, é possível obter todos os benefícios das duas opções. 

Agora que você sabe a diferença entre óleo de krill e ômega-3 derivado do óleo de peixe, conheça opções de suplementos que entregam a dose certa, segura, com alta biodisponibilidade e matérias-primas certificadas. 

A linha de ômega-3 da Essential Nutrition apresenta versões em cápsulas e líquidas para facilitar o consumo e garantir o nutriente em todas as dietas.

 

 

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.
Liquid Super Ômega-3 TG -0

Ômega-3 líquido no fishy taste

R$120,00

Omega 3 + Astaxantina

R$190,00
Super Ômega 3 TG - 240 cápsulas-0

Óleo de peixe ultraconcentrado em EPA e DHA

R$200,00
Super Ômega 3 TG - 90 cápsulas-0

Óleo de peixe ultraconcentrado em EPA e DHA

R$140,00