Essenciais no combate ao envelhecimento e ao câncer, os alimentos ricos em antioxidantes merecem um lugar de destaque na sua geladeira; saiba mais

Quando se trata de antioxidantes, a maioria de nós sabe os benefícios que eles trazem para a saúde, uma vez que ajudam no equilíbrio das bactérias do corpo e a combater os radicais livres que danificam as células saudáveis e o DNA.

Sem antioxidantes em nossa dieta, aumenta-se a susceptibilidade às células cancerígenas e envelhecimento prematuro. Embora tenhamos ouvimo regularmente que várias frutas e vegetais são excelentes fontes de antioxidantes, aqui segue uma lista dos alimentos mais ricos em antioxidantes classificados por Aashpazi.com.

A melhor maneira de consumir alimentos antioxidantes é incluí-los em nossa dieta diária. Estes alimentos tendem a ser densos em nutrientes e apresentam outros benefícios para a saúde.

Uma regra de ouro quando se trata de antioxidantes é “comer o arco-íris” – incluir alimentos de várias cores.

Segundo Carissa Bealert, nutricionista e personal trainer, uma sigla que o ajudará a gravar as melhores fontes de antioxidantes é “ACE”, ou seja, vitaminas A, C e E.

“Amoras, em geral, são muito ricas em antioxidantes, mas outros alimentos que talvez você não pense de primeira, como feijões, alcachofra e a humilde batata Russet (vermelha), também são excelentes fontes.”

Ameixa preta

1. AMEIXA PRETA

O sabor profundo e textura pegajosa dessa fruta seca podem até disfarçar que ela é rica em antioxidantes, e também é considerada um protetor contra o câncer e uma boa fonte de vitaminas. As ameixas podem efetivamente reduzir o colesterol e aumentar a saúde óssea. Comer quatro ameixas secas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, lhe fornece 12% do valor diário de fibra, 32% de VD de vitamina K, e 9% de VD de potássio.

2. FRAMBOESAS

Além de serem carregadas de antioxidantes e ajudar na perda de peso, as framboesas são muito benéficas para a manutenção da saúde cardiovascular. “Enquanto todas as frutas e vegetais contêm antioxidantes, os chamados  super alimentos, como as amoras silvestres e vermelhas, goji e açaí, possuem os valores mais altos”, Alissa Rumsey, nutricionista e porta-voz da Associação Dietética do Estado de Nova Iorque, relatou ao  Medical Daily.

Framboesas

Alho

3. ALHO

Tipicamente usado na cozinha, o alho é conhecido por ser ótimo remédio antibacteriano, antifúngico e eficaz na redução da inflamação, dor de dentes, e ainda promotor da saúde sexual. Um estudo de 2009 concluiu que ele é o melhor antioxidante natural porque possui a mais alta capacidade de desprender hidrogênio e reduzir a peroxidação lipídica e ferro. Alimentos como o cacau e canela também são excelentes fontes de antioxidantes.

4. MORANGO

Ele está, como nenhuma surpresa, na lista dos top 10 alimentos ricos em antioxidantes, especialmente porque pode ser muito saudável para os olhos e pele. O morango reduz o colesterol ‘ruim’ e pode contribuir para a saúde do coração. Um estudo de 2011 descobriu que ele aumenta os níveis de antioxidantes no sangue e pode ajudar a prevenir doenças crônicas. O morango tem uma grande concentração de compostos fenólicos, tais como os flavonoides conhecidos por ter propriedades antioxidantes. Em um nível celular, eles lutam contra a produção de radicais livres e, portanto, diminuem o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes e demência.

Morango

Cranberry

5. CRANBERRY

Também conhecida por oxicoco, o cranberry – muito usado no tratamento de infecção do trato urinário -, pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e ser útil para pedras nos rins. Um estudo de 2008 apontou o cranberry como possuidor do maior nível de fenóis – um antioxidante contra doenças – e que pode até mesmo reduzir o risco de doença cardíaca.

6. NOZ

Esta super oleaginosa é conhecida por conter uma poderosa dose de antioxidantes que combatem o câncer, ser útil no tratamento de diabetes tipo 2 e saúde do coração. A Sociedade Americana de Câncer observou que o ácido elágico – encontrado nas nozes – está sendo estudado sobre a possibilidade de possuir efeitos anticancerígenos.

Noz

Mirtilos

7. MIRTILOS

Como a noz, o mirtilo é extremamente útil quando se trata da saúde do coração, mas também pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue e é considerado um medicamento para o diabetes.

8. FEIJÃO CARIOCA

Embora sua presença nesta lista seja improvável, o feijão carioca é, de fato, cheio de antioxidantes, muito rico em fibras e extremamente benéfico para a saúde digestiva.

Feijão carioca

Blackberry (amora preta)

9. BLACKBERRY (AMORA PRETA)

Berry Health Benefits Network da Universidade Estadual de Oregon diz que as amoras pretas são ricas em ácido elágico, vitamina C e fibras, que agem como ajudantes na redução do risco de certos tipos de câncer. Recomenda-se sua inclusão no café da manhã diariamente.

10. FEIJÃO VERMELHO (PEQUENO)

Por último, e surpreendentemente, o feijão vermelho pequeno. O USDA diz que o revestimento da semente, de cor vermelha, é rico em antioxidantes. Esses grãos são menores do que o feijão comum e são conhecidos por serem muito benéficos para os ossos e dentes, e ainda diminuir o risco de ataques cardíacos.

Feijão vermelho

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Fontes:
http://repubhub.icopyright.net/freePost.act?tag=3.13279?icx_id=healing-foods-your-health-10-best-antioxidant-rich-foods-add-your-diet-285370

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”