É difícil ser uma criança hoje. Crianças lidam com muitas distrações, tentações, superestimulação e pressões. As escolas são desafiadas a fazer mais com menos e serem criativas para alcançarem até a criança mais isolada.

A ioga é de baixo custo e uma ferramenta útil que pode ter um impacto positivo sobre as crianças.

Aqui estão alguns dos muitos benefícios de ensinar ioga para as crianças: 

 

Ioga ajuda as crianças a:

• Desenvolver a consciência corporal;

• Aprender a usar seus corpos de forma saudável;

• Gerir o estresse através da respiração, consciência, meditação e movimento saudável;

• Trabalhar a concentração;

• Aumentar a sua confiança e autoimagem positiva;

• Sentir-se parte de um grupo não competitivo saudável;

• Possuir uma alternativa para a não fixação constante aos dispositivos eletrônicos.

 

No ambiente escolar, a ioga também pode beneficiar os professores a:

• Dar-lhes uma forma alternativa de lidar com os desafios na sala de aula;

• Dar-lhes uma atividade saudável para a integração dos planos de aula;

• Dar-lhes uma maneira de combinar o exercício com suas aulas.

Aqui está o que seus filhos podem esperar aprender numa aula de ioga:

1. A consciência da respiração

Os exercícios de respiração podem energizar as crianças ou incentivar o relaxamento, dependendo do que você ensinar. Jogos e técnicas diferentes ajudam as crianças a se conectar à forma como seus corpos se sentem como resultado da respiração profunda. O foco aumenta, assim como sua respiração e capacidade pulmonar. O estresse é naturalmente reduzido e os hormônios saudáveis são liberados.

2. Fortalecimento e energização

As crianças pensam que a ioga é ótima para ‘se esticar’, mas não para a força. É importante para um professor incluir conversas, assim como exercícios em torno de como a ioga é útil na ‘construção’ da força. Falar sobre os diferentes músculos usados em poses e incorporar jogos e sequencias ajuda a construir a força, bem como a consciência corporal e coordenação. Corpos fortes digerem melhor o alimento, mantém um peso saudável e podem suportar o estresse de transportar peso, como uma mochila. Também respiram melhor, trabalham de forma mais eficiente e protegem as articulações mais frágeis.

3. Equilíbrio

Poses, exercícios de equilíbrio ensinam as crianças que, com maior foco, você pode aumentar naturalmente a atenção, mesmo em crianças que lutam com desafios diferentes de atenção. Poses e jogos com foco no equilíbrio entre habilidades, desenvolver uma força intrínseca, evocar um sentimento meditativo e promover a imobilidade e quietude da mente. Isso pode ajudar as crianças a lidar com o estresse de viver em um mundo caótico, onde a estimulação constante é parte normal da vida.

4. Alongamento

É ótimo para as crianças serem fortes, mas um corpo que apenas se baseia na força não tem como produzir quando sob pressão. Os músculos fortes sem flexibilidade não podem se mover com agilidade. A ioga alonga os músculos e através da integração da respiração e movimento, tornam-se mais flexíveis, podendo produzir quando preciso e apoiar as articulações dolorosas de uma forma mais funcional.

5. Consciência e foco

A ioga ajuda a criar consciência no corpo através da respiração profunda e movimentos. Ela dá às crianças uma maneira de se expressar, construir uma forte conexão entre o que ouvem e o que fazem. Crianças que têm consciência corporal saudável são mais confiantes e fortes, têm melhor postura, respiram melhor e têm uma sensação de ‘força tranquila’.

6. Conexão

Quando conectamos algumas poses, damos às crianças um gosto do que significa mover-se com facilidade e também ajuda a construir a consciência de que todos os nossos movimentos são uma série de esforços coordenados entre os músculos, ossos, articulações e nervos. As crianças mais velhas são mais capazes de isolar grupos musculares diferentes e manter posições mais avançadas como a do Guerreiro, enquanto, ao mesmo tempo, deixar cair os ombros para relaxá-los. Isto tudo aumenta a sensação de integração da criança.

7. Meditação e relaxamento

A ioga é meditativa por natureza. Então, se uma criança está segurando uma postura de equilíbrio, sentada em meditação ou em movimento através de uma série de poses, será baseado em qualidade calmante. Dando à garotada algo imaginativo para fazer enquanto elas descansam em seus tapetes ajuda a sua atenção, como pensar em uma cor favorita ou brinquedo.

Existem muitas ferramentas que você pode usar para ensinar ioga para crianças. Para as menores, usar jogos, poses imitando figuras de livros para crianças e aliando o uso de músicas e canto com grandes movimentos expressivos. As crianças mais velhas gostam de criar suas próprias poses, ser desafiadas pelo equilíbrio e aprender sobre os músculos e outros aspectos de anatomia. 

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Referências:
http://www.mindbodygreen.com/0-15075/7-ways-kids-benefit-from-yoga.html
Autora: Karen FABIAN

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”