Pesquisadores da Universidade de Reading, Reino Unido, obtiveram resultados positivos de estudo clínico realizado, os quais confirmam benefícios da proteína do soro do leite (whey protein) sobre alguns fatores que influenciam a saúde do coração, como reatividade vascular (pressão sanguínea), marcadores da função endotelial e valores lipídicos (colesterol). Normalmente ingerido por atletas e amantes do esporte, os resultados do estudo apontam que o consumo regular de whey protein vai além da construção e manutenção muscular, pois também favorece a mobilidade, o coração e a saúde metabólica enquanto um indivíduo ganha idade.

O estudo duplo-cego, randomizado, controlado e cruzado teve a participação de 38 adultos (homens e mulheres com idades de 30 a 77 anos) com leve hipertensão, aos quais foram fornecidos: ou duas doses de 28g de whey ao dia; ou duas doses de 28g de caseinato de cálcio (mais solúvel que a caseína) ao dia; ou, como grupo controle, duas doses de 27g de maltodextrina ao dia, durante 8 semanas com um wash out de 4 semanas. Os efeitos da intervenção foram analisados através do modelo linear ANOVA.

Em comparação com o grupo controle, no grupo whey protein foram observadas reduções significativas na pressão arterial sistólica (-3,9mmHg) sobre a pressão arterial diastólica (-2,5mmHg), sendo P=0,050 para ambos grupos. Também ocorreu diminuição das pressões sistólica periférica e central [-5,7mmHg (P=0,007) e -5,4mmHg (P=0,012), respectivamente]. Embora tanto o whey protein quanto o caseinato de cálcio reduziram significativamente o colesterol total [-0,26mmol/L (P=0,013) e -0,20mmol/L (P=0,042), respectivamente], apenas o whey diminuiu o nível de triacilglicerol (-0,23mmol/L; =0,025), comparado ao grupo controle. O triacilglicerol é uma gordura produzida e armazenada nos organismos vivos para fins de reserva alimentar, mas no corpo humano, se encontrado em altos níveis no sangue, é associado à doença arterial coronariana e AVC.

A professora Julie Lovegrove, diretora do Hugh Sinclair Unit of Human Nutrition, da Universidade de Reading, afirmou: “Um dos mais importantes impactos do estudo foi mostrar que o whey protein deveria participar de uma dieta saudável, embora estudos futuros ainda são necessários para a confirmação de seus resultados”.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa 

Referências:
Agnes Fekete, et al. Whey protein lowers blood pressure and improves endothelial function and lipid biomarkers in adults with prehypertension and mild hypertension: results from the chronic Whey2Go randomized controlled trial. American Journal of Clinical Nutrition. 2016

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”