Imagine se você pudesse comer algo que agiria como um diurético suave para purificar seu sangue, ajudar o seu fígado, limpar seu sistema, auxiliar na redução de peso, limpar a pele, eliminar a acne, melhorar a função intestinal, prevenir ou reduzir a pressão arterial, prevenir a anemia, reduzir o colesterol sérico em até metade, eliminar ou reduzir drasticamente a indigestão ácida e o acúmulo de gases através da redução “do peso” de alimentos gordurosos, e, ao mesmo tempo, não ter efeitos colaterais negativos e seletivamente agir em apenas no que o aflige.

Estou falando das folhas verdes escuras de gosto amargo, alguns bons exemplos incluem a rúcula e a couve. Além de serem (como a maioria dos verdes) ricas em vitaminas, elas são excepcionalmente benéficas para a digestão. Com um sabor ousado que pode levar algum tempo para se acostumar, mas com benefícios para a saúde que definitivamente valem a pena o esforço!

Para este artigo, estou aproveitando a teoria da Ayurveda que atribui diversas qualidades para seis sabores principais, como também pesquisas comprovam os benefícios fisiológicos das ervas amargas para o corpo humano.

Aqui estão seus benefícios para a saúde:

1. Potência nutricional.

As folhas verdes e amargas são embaladas com vitaminas A, C e K, e minerais como cálcio, potássio e magnésio. Cheias de folato e fibras e pobres em gordura e sódio, esses vegetais são uma potência nutricional! Eles são ótimos para a pele (betacaroteno), para um forte sistema nervoso (folato), coagulação do sangue saudável (vitamina K) e contêm fitonutrientes indicados para apoiar a saúde dos olhos.

2. Excelentes para o sistema digestivo.

Comer alimentos amargos ativa as papilas gustativas que estimulam a produção de enzimas e simultaneamente o fluxo biliar, o que promove a digestão. Quanto melhor o seu alimento é digerido, mais nutrientes o corpo pode absorver. Não importa o que você come, se não consegue absorvê-lo não vai ser de muita utilidade para você. O alto teor de fibra nos vegetais amargos também ajuda a eliminar resíduos através do trato digestivo. Além do mais, também promove a desintoxicação natural do fígado, que regula o colesterol, equilibra os hormônios, desintoxica o sangue, e metaboliza gorduras. Considerando-se que há tanta conversa sobre dietas Paleo (recheadas de gordura), precisamos comer mais vegetais amargos para digerir as gorduras de uma forma mais eficiente.

3. Equilibram o seu paladar e reduzem a ansiedade.

O conhecimento Ayurveda recomenda que consumimos todos os sabores para uma saúde melhor: doce, salgado, azedo, amargo, picante, e adstringentes. Infelizmente, a dieta ocidental consiste principalmente de sabores doces e salgados. Também foi sugerido que o consumo de ervas amargas pode ajudar na perda de peso!

 

Então, como você pode incorporar essas folhas verdes em sua dieta e adorar o sabor?

Não é tão difícil. Ao fazer compras, escolha verduras orgânicas com folhas crocantes e procure as da estação.

Essas folhas se mantêm frescas por 2 a 3 dias, mas é melhor usá-las o mais rapidamente possível.

Para “domar” sua amargura, experimente esta receita universal: refogue levemente os vegetais com uma pequena quantidade de sal e gordura. A adição de sal marinho e óleo de alta qualidade ao cozinhar reduz a amargura, aumenta a digestibilidade, e até mesmo libera nutrientes para fácil absorção.

Aqui está uma lista de vegetais amargos para você experimentar:

• Amaranto

• Rúcula

• Endívia

• Brócolis

• Dente de leão

• Escarola

• Couves

• Mizuna

• Mostarda

• Urtica comum

• Chicória

• Grelo

• Tatsoi (semelhante ao espinafre)

• Nabo

• Agrião

 

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa. 

Autora: NADYA Andreeva
Fontes:
http://www.mindbodygreen.com/0-13385/3-reasons-to-eat-bitter-greens-every-day.html

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”