Toda semana nos deparamos com centenas de ótimas sugestões para viver uma vida mais saudável e feliz. Estas podem vir a partir de blogs, nossos amigos, dos produtos que compramos, de médicos, nutricionistas e assim por diante.

Nós estamos sendo avisados sobre a nossa alimentação, nossas atitudes, ficar em forma, a nossa saúde, bem-estar, as nossas vidas sexuais, nossa espiritualidade e qualquer outra coisa que possa importar. Essas sugestões estão por toda parte, muitas delas são extremamente válidas e até mesmo têm valor de mudança de vida.

Mas como é que vamos navegar com êxito a esta grande quantidade de informações ao nosso alcance para criar um plano de vida que funciona melhor para cada um de nós?

Se eu tentasse seguir todas as dietas, estilos de vida e dicas de saúde que eu vejo todos os dias, eu poderia facilmente ficar sem tempo no meu dia antes mesmo que eu pudesse tentar todas! É totalmente e completamente natural que nos sintamos oprimidos por todas essas informações.

O primeiro passo para fazer mudanças positivas de vida é tomar uma respiração profunda e confiar que você vai encontrar o plano de vida que melhor se adapte às suas necessidades. Quer se trate de Paleo ou pilates, yoga ou vegetarianismo, ou algo completamente diferente, há uma abundância de opções lá fora, que pode melhorar a sua vida.

Muitos já descobriram o que funciona pessoalmente, e normalmente temos confiado o nosso querer e fazemos o que sentimos bem. Aderindo a um plano de dieta, exercício ou de saúde que não funciona para você, só porque os “especialistas” lhe disseram, pode fazer mais mal do que bem a longo prazo!

Se você fizer escolhas de estilo de vida seletivas com base em experiências aconselhadas, observando como o seu corpo, mente e espírito se sentem depois da experiência, então você é um Intuitarian!

Você confia na sua intuição, vivendo no presente e se conectando a si próprio, no conhecimento interior pessoal e profundamente único. Você faz o que se sente bem e você evita o que não se sente bem, mesmo que os especialistas lhe disserem de forma diferente.

Eu aprendi sobre a palavra Intuitarian com minha grande amiga PaigeFoppen, que esteve em uma jornada de conexão com seu conhecimento interior por algum tempo. Paige é uma garota do Texas criada com bife e churrasco, mas cerca de seis semanas atrás, ela começou a cortar a carne de sua dieta depois de ouvir sobre o impacto ambiental destrutivo da agricultura industrial. Embora ela se sentisse saudável quando ela começou esta experiência, ela percebeu que sua pele melhorou e ela tornou-se mais equilibrada e relaxada.

Querendo saber se havia uma correlação, Paige também eliminou laticínios e ovos e se tornou totalmente vegan. Nas últimas seis semanas, a acne que ela teve por anos desapareceu, ela já perdeu quatro quilos sem mudar sua rotina de exercícios, e tem se sentido mais saudável e mais feliz. O melhor de tudo, ela não precisa mais tomar Adderall para gerenciar seu TDAH. Ela agora se auto proclama como uma “Vegan tipo 9” e jura que encontrou seu estilo de vida pela experiência intuitiva, e que continuou com ele porque melhorou sua qualidade de vida! (Você pode ver como ela está exultante na foto acima).

Eu sei o que você está pensando: Isso soa como um argumento para o veganismo! Eu não sou médica ou nutricionista, e eu não estou dizendo que o veganismo é bom para todos. Temos de aceitar que o que funciona para uma pessoa pode ser dramaticamente diferente do que funciona para outras. Todos nós temos variações enormes na genética, química corporal e cérebral, psicologias, ambientes, atitudes e experiências de vida. Mesmo se acabarmos em lugares drasticamente diferentes, você tem a responsabilidade para experimentar e determinar o que ressoa com você, assim como eu tenho a mesma responsabilidade para mim mesma.

A experiência de meu namorado Jimmy com a couve, definitivamente, me ensinou a olhar de forma holística uma pessoa e reconhecer que não há duas pessoas iguais. A couve tem sido uma revelação na minha dieta, mas Jimmy odeia o sabor da couve e apenas uma mordida faz sentir-se doente. No início, eu pensei que ele estava apenas tentando evitar comer saudávelmente, mas, em seguida, uma tarde desceu com uma dor horrível no seu flanco que acabou por ser pedras nos rins.

O médico disse que ele precisava evitar alimentos ricos em oxalato, incluindo couve! Assim, mesmo que ele não era consciente dos alimentos ricos em oxalato dando-lhe pedras nos rins, Jimmy intuitivamente sabia que a couve não concordava com o seu corpo. No entanto, a couve funciona bem para mim e para muitos outros, é por isso que você deve fazer o que achar certo para você neste momento, independentemente de quaisquer tendências ou conselhos.

Para dar ao estilo de vida Intuitarian uma chance, pergunte-se as seguintes três questões após se envolver em qualquer atividade ou comportamento. Você pode fazer isso de qualquer maneira, naturalmente, ou isto pode lhe fazer sentir completamente estranho.

 

Neste momento presente:

  • Como é que o meu corpo se sente?
  • Como é que a minha mente se sente?
  • Como é que o meu espírito se sente?

Se você se sentir bem, continue. Se não, mude! Passe um par de semanas fazendo isso de forma consistente e veja se tornando intuitarian* faz você se sentir mais feliz e saudável como tem feito para mim e para as pessoas em minha vida. Namaste!

 

Nota da Tradução:

*Referente à intuição. Um intuitarian é alguém que confia em seu corpo o suficiente para comer o que é bom. Eles entendem a diferença entre a verdadeira fome e a fome emocional. Um intuitarian não se sente culpado por comer coisas que não se encaixam em uma dieta rigorosa. Eles bebem um copo de vinho e ainda podem ir para uma corrida na manhã seguinte. Eles comem o que sentem bem, sabendo que o que é bom hoje pode mudar antes de amanhã.

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Autor:
DR . KELLY NEFF
Referências:
http://www.mindbodygreen.com/0-13066/why-everyone-should-give-the-intuitarian-diet-a-try.html

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”