Para não desperdiçar nada durante o preparo de uma boa comida caseira, uma boa opção envolve o reaproveitamento de compostos que costumam ser perdidos. Em vez de jogar fora os ossos e carcaças da carne, ferva-os em água e vegetais, fazendo assim um caldo de osso muito nutritivo e de fácil armazenamento.

Verdadeiro alimento coringa, o caldo de ossos, rico em aminoácidos e colágeno, pode ser feito com sobras de aves e peixes (caldo de peixe), fornecendo ótimos nutrientes para o corpo. Além disso, ele também pode servir de base para outras receitas.

Um das principais mensagens sobre alimentação funcional é que as escolhas dietéticas que você faz diariamente têm um profundo impacto em sua saúde geral e bem-estar. Segundo uma pesquisa revisada por pares, de longe, a melhor dieta para a saúde humana é aquela que: favorece alimentos integrais que mantêm o açúcar no sangue em níveis estáveis e o revestimento intestinal intacto; quando conta com orgânicos, aposta nos que são desprovidos de pesticidas e fornece ótimos nutrientes para o corpo.

Um alimento, em particular, atende a todos esses critérios e ao adicioná-lo à sua dieta – ou, devo dizer, ao adicioná-lo de volta – pode beneficiar a sua saúde de várias maneiras: são os ossos e carcaças da carne. Afinal, como já foi amplamente discutido na comunidade medicinal, uma série de fatores, incluindo dieta deficitária, estresse e desencadeadores ambientais podem levar a um intestino poroso, o que aumenta o nível geral de inflamação no corpo. Isso, por sua vez, tem efeitos negativos de grande alcance em sua saúde que incluem alguns dos mais temíveis distúrbios cerebrais.

BENEFÍCIOS DO CALDO DE OSSOS PARA A SAÚDE

Para melhorar e curar o intestino, uma maneira eficaz é fornecer nutrientes que garantam a integridade da parede intestinal. Um dos alimentos mais simples e fáceis em que você pode encontrar tais nutrientes é o caldo de osso.

Bastante popular em algumas culturas*, o caldo de osso vem se tornado cada vez mais conhecido no Ocidente nos últimos anos. Geralmente, só consumimos a carne muscular, mas as outras partes do animal possuem muito mais nutrientes que muitos de nós não consumimos o suficiente.

Mais notavelmente, o caldo de osso é rico em colágeno – uma proteína associada a ligamentos e tendões – e também muitos aminoácidos importantes. O colágeno serve uma série de funções importantes, mas neste caso é incrivelmente eficaz em apoiar o revestimento do estômago, ajudando na formação de tecido conjuntivo, como já sabemos.

Alguns aminoácidos – glicina e glutamina – mantêm a integridade da parede intestinal e, de outra forma, não são facilmente encontrados mesmo nas dietas ocidentais mais saudáveis.

CALDO DE OSSOS PARA A SAÚDE DA PELE, JUNTAS E DESINTOXICAÇÃO

O colágeno pode restaurar o brilho e a firmeza da sua pele – o que é bom para o intestino também é bom para a sua pele. Como mencionado anteriormente, isso é por causa do papel do colágeno na formação de tecido conjuntivo.

Existem também proteínas específicas no caldo de osso que são excelentes para dar apoio à saúde das articulações. O caldo contém ainda glicosaminoglicanos (GAGs), como a glucosamina, que comumente são tomados como suplementos para reduzir a inflamação e a dor nas articulações.

E, por último, o fígado também faz bom uso da glicina encontrada no caldo de osso por orquestrar a remoção de toxinas do corpo.

*N. da T.: Com suas variantes, o caldo de osso se manifesta em muitas culturas como a cantonesa, japonesa, coreana e caribenha. Na cozinha tradicional italiana, ele é chamado de brodo, servindo muitas vezes de base para outras receitas como o tortellini in brodo.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.

Artigo traduzido por Essential Nutrition

https://www.drperlmutter.com/bone-broth-benefits/?inf_contact_key=d9f10ca7892ad07c783f1dadac37cd4df59502eec2943693cb54813f7a90e209

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”